Aprendendo a ser mãe

“Não é fácil. Demanda constante atenção, sacrifício frequente e, é claro, uma dose saudável de paciência. Ninguém é perfeito. Até hoje continuo tentando descobrir como ser um melhor marido e um melhor pai.”(Barack Obama)

No que se trata em educar os filhos, não há fórmulas ou receitas, cada filho é único e precisamos tratá-los dessa forma. Por ter minha formação acadêmica em Direito às vezes me pego tentando colocar em prática dentro de casa o princípio constitucional da isonomia (tratar os iguais de forma igual e os desiguais de forma desigual, na medida de suas desigualdades) nem sempre é fácil, mas necessário para não provocar injustiças. Meus filhos são muito parecidos, mas possuem suas diferenças e singularidades.

Tenho tentado melhorar como mãe, já procurei ajuda psicológica num momento em que não sabia como agir em casa, tinhas muitas dúvidas e as crianças exigiam de mim. Sim às vezes temos que reconhecer que sozinhos não conseguimos lidar com determinadas situações e que uma ajuda profissional faz toda diferença para se manter a paz no lar. Hoje procuro ajuda nos livros, e eles têm me ajudado muito.

Só se aprende ser mãe sendo, nós não nascemos mãe e sim tornamos mãe. Na vivência com os filhos que aprendemos o que fazer, por meio de tentativas, acertos e erros, que vemos o que funciona para nossa família.

Nossos filhos são únicos, não dá para compará-los entre si e nem com outras crianças. Não devemos olhar para a vida e família dos outros, a melhor comparação é com você mesmo, o quanto você progrediu como mãe ou pai de ontem para hoje. Não tente ser perfeito, senão vira frustração. O progresso é melhor que a perfeição.

Muitos dizem que depois que se tem um filho, no segundo você já sabe tudo. Porém comigo isso não se mostrou como verdade. Algumas situações que vivi com Davi e depois, ao ter Luana, tive certa tranquilidade e já sabia o que fazer. Mas com a Lu vivi situações para as quais não adiantou aplicar a mesma “receita” que havia usado com Davi no passado. Isso também ocorreu quando tive a Mariana, quatro anos depois. Até porque com Mariana passei por momentos que não tinha passado com Davi nem com a Luana. Hoje percebo que sempre vai ser assim, nunca sabemos tudo, e está tudo bem. Há determinadas situações que apesar de já termos passado por algo parecido reagimos de forma diferente e não e por que da primeira vez não reagimos bem, mas sim por que mudamos, são outros tempos, outras crianças que apesar de ser a mesma situação exigem atitudes diferentes.

Não posso esquecer que além de educar, ensinar, aprendo com meus filhos. De vez em quando eles falam algo que me faz refletir. Procuro ouvi-los, refletir sobre o que eles dizem. Vejo que eles são crianças especiais, carinhosos, atenciosos, amorosos e inteligentes (que mãe não acha isso! rs).

Peço desculpa e perdão quando acho que errei, me enganei ou extrapolei na bronca, tenho que ser exemplo para eles. Eles precisam saber reconhecer seus erros e eu como espelho tenho que questionar minhas atitudes. Quantas vezes eles repetiram exatamente o que eu disse ou uma atitude minha. Então, tenho que tomar cuidado, porque nesse caso fica mais difícil corrigir, a frase “faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço” não cabe aqui.

WhatsApp Image 2018-05-31 at 14.39.18

Meus filhos fizeram de mim uma pessoa melhor, minha busca por conhecimento é por mim e por eles também, quero que sintam orgulho de mim, eles me ajudaram a tornar o que sou hoje.

Nós mudamos nossos hábitos, nossa casa ganhou mais vida!

Eles são a realização de um sonho de criança, minha alegria. Só tenho que agradecer a Deus por me permitir ser mãe, de ter essa dádiva, por ter me dado três anjos lindos.

O que posso te dizer é:  aprenda com seus filhos em cada situação, em cada momento. Eles são grandes professores e nós nos tornamos pessoas melhores com esses pequenos.

 

20 comentários em “Aprendendo a ser mãe

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s