Mudar de opinião

“Não tenho vergonha de mudar de ideia, porque não tenho vergonha de pensar. ”

Blaise Pascal

Você é daqueles que quando tem uma opinião formada sobre determinado assunto não aceita o que os outros pensam, nem se quer os argumentos deles, quer sempre estar certo e ganhar uma discussão? saiba que sua vida pode ser mais leve e menos estressante caso permita-se mudar de opinião.

woman holding six polished stones
Foto por Sharon McCutcheon em Pexels.com

Todos nós temos o direito de mudar de opinião, estar aberto a novas possibilidades, mudar para melhorar. Não é feio, nem vergonhoso admitir que tínhamos uma ideia equivocada sobre algo ou que não conhecíamos outros pontos de vista e admitir uma mudança.

Por vezes, formamos nossa opinião sobre algo ou alguém por puro preconceito e quando digo isso é no sentido literal da palavra. Formamos opinião baseado em algo que alguém nos disse ou a nossa mente imagina que seja daquela forma, sem conhecer de fato a situação ou o que teria levado a pessoa a pensar daquela maneira. Já aconteceu de alguém falar mal de outra pessoa para você e você achar que aquela pessoa é daquele jeito, mas quando a conhece vê que ela é totalmente diferente?

Tiramos conclusões dos fatos e acontecimentos e já nos apressamos em gerar o nosso juízo de valor, sem conhecer os pormenores e quando ficamos sabendo do que verdadeiramente ocorreu e todas a suas justificativas vemos o quanto estávamos enganados.

Algumas pessoas ainda acham estranho ou zombam de quem muda de opinião. Aqui não estou dizendo daquela pessoa que muda tanto de opinião sobre determinado assunto, sem justificativa, apenas por conveniência, gerando desconfiança e incredibilidade. E sim daquela que tem a mente aberta, não tem medo da mudança.

Não dar o braço a torcer, obrigar o outro a se submeter a sua opinião, demonstra mais uma competição, uma busca pelo poder e por uma verdade que não se sabe qual é. Quem nunca muda de ideia, ou não se esforça para ver com os olhos dos outros se mostra inseguro e ignorante.

O respeito deve ser sempre prioridade, respeitar a opinião alheia, respeitar a mudança de opinião. Vejo muitas pessoas que quando tem suas opiniões contrariadas se revoltam, ofendem, acusam, rotulam, desprezam e perdem a chance de crescer com o outro.

Como dizia Rubem Alves, deveriam existir cursos de escutatória, todo mundo quer aprender a falar, mas ninguém quer aprener a ouvir. Devemos buscar saber escutar o próximo, sem criticas, saber compreender, olhar com os olhos dos outros e não querer ganhar a discussão, pois nossas ideias podem mudar com o tempo, somos seres em evolução e assim devemos nos permitir mudar e respeitar a mudança no outro.

Experimente outras soluções, reveja seus conceitos, adapte-se, seja livre, curioso, reflita, faça por você. Deixe-se viver algo novo, fuja dos padrões e siga seu coração.

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s