A mágica da arrumação – Marie Kondo

Quem ao ler o título desse livro pensou que ia encontrar somente dicas de como manter a casa organizada se surpreendeu com o livro. Sim, ele tem dicas de organização, mas vai além disso, relata como uma simples mudança na sua casa poderá gerar uma transformação em sua vida.

Já no prefácio a autora explica o que é o Método KonMari: “Comece descartando coisas. Em seguida, organize o ambiente inteiro, completamente, de uma só vez.”. Lá ela fala também da transformação que seu método de organização fez na vida das pessoas, algumas abriram o próprio negócio, outras emagreceram, tem aqueles que se divorciaram e os que passaram a se dar melhor com o marido, tudo isso por causa da organização que fizeram em sua casa, gerando mais clareza e organização em suas vidas.

Segundo Marie quando as pessoas somente guardam as coisas sem descarta-las, depois de um tempo a bagunça volta causando o Efeito Rebote, agora quando desfazem de coisas e mudam os móveis de lugar, o ambiente muda.

Organizar é uma atividade simples conforme o livro, basta decidir o que vai ou não jogar algo fora, e depois definir onde guarda-lo. Com a organização definimos um novo estilo de vida. Quando tiramos as coisas do campo de visão criamos a ilusão de que a bagunça foi eliminada, mas logo elas voltam e a desorganização também, por isso devemos descartar primeiramente.

A autora ensina organizar por categoria e não por localização, bem como que a organização dever ser como uma maratona, ser completada no menor tempo possível. Acredito que isso é possível quando tiramos um dia inteiro só para arrumar a casa ou se contratamos uma personal organize. No meu caso eu organizei por localidade. Cada dia arrumei um ambiente.

A arrumação diária consiste em usar algo e depois colocá-lo de volta em seu lugar. Nós acabamos criando nossa própria bagunça, pois se colocássemos isso em prática os ambientes sempre ficariam arrumados.

A autora afirma que você deve definir sua meta, qual a motivação de você querer organizar as coisas, qual o objetivo a ser atingido, qual o estilo de vida de seus sonhos e por que deseja viver assim. Você deve se questionar se o objeto em questão te traz alegria, se a resposta for afirmativa, guarde-o, caso seja negativa, jogue-o fora.

O objetivo dever ser viver em ambiente que só contenham coisas que lhe dão alegria.

A melhor hora para começar a arrumação é de manhã, pois é quando temos mais clareza mental. Até porque no final do dia, geralmente já estamos cansados e nosso discernimento fica mais reduzido.

Marie tirou um capítulo inteiro para ensinar como organizar por categoria. Para ela ao organizar a casa e reduzir seus pertences, você descobre quais são seus valores e o que mais importa em sua vida.

O princípio básico da organização segundo o livro é definir um lugar específico para cada coisa uma única vez e colocá-lo em seu lugar assim que terminar de usar. Assim, irá parar de comprar coisas desnecessárias e manterá a casa em ordem. A origem da bagunça é o excesso.

“Nunca guarde por achar que um dia poderá vir a usa-las.” Você é ou conhece alguém que é acumulador, que guarda todas as caixas dos produtos que compra, embrulhos de presentes, jornais, etc, não vejo problema algum nisso se sua casa comporta um lugar especifico e organizado para fazê-lo. Mas, caso onde mora já tem coisas demais, mal cabe as que realmente necessita, é melhor começar a desfazer do que é desnecessário.

Valorizar o que temos, sendo gratos pelos pertences que possuímos, faz com que eles duram mais e se tornam mais vibrantes, segundo o livro.

“Quem não consegue tomar decisões em geral não tem confiança em si próprio.” Ás vezes é muito difícil nos desapegarmos de algum objeto, principalmente se ele tem algum valor sentimental, o que nos faz ficar presos ao passado, e as vezes nos impede de seguir em frente e permitir que o novo entre. Ao descobrirmos o que realmente importa na nossa vida, chegamos à conclusão de que não precisamos de muito para sermos felizes, e conseguimos tomar decisões melhores do que deve ficar e o que deve ser jogado fora.

A mensagem final da autora é: “Dedique seu tempo e seu entusiasmo as coisa que lhe dão prazer. Colocar a casa em ordem ajudara você a encontrar a missão que toca seu coração”.

img_6686

Compre aqui: A mágica da arrumação

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s