Mãe maravilha

Não, eu não sou mulher maravilha, então não sou mãe maravilha. Por mais que eu tente fazer tudo sozinha, chega um momento que não dá mais, o corpo e a mente dizem chega e tenho que parar.

O duro é que o momento do pare não é tão fácil perceber, e que por mais que eu tente negar as crianças não deixam. Quando os filhos estão nervosos, estressados, carentes e/ou tristes o problema pode não estar neles.

Nos últimos dias as crianças estavam estressadas, briguentas e dengosas e foi só quando em um momento que perdi a paciência e gritei com eles que percebi que eu era o problema, errei ao fazer isso, porque eles só estavam refletindo o meu estado emocional.

Aí vem o que é prioridade, por mais que eu queira fazer mil coisas ao mesmo tempo, eles vêm me lembrar o que deve ser prioridade ao clamarem por atenção. E eles merecem não só a minha atenção, mas também o meu melhor, a melhor mãe do mundo. Não uma mãe que queira dar conta de tudo e sim uma que saiba que há tempo para tudo e que nesse momento eles devem e precisam ser a minha maior prioridade.

Eles precisam de uma mãe que não é perfeita, que tem consciência que o feito é melhor que perfeito, não que seja feito de má vontade, mas que há coisas que precisam somente serem feitas. Uma mãe que erra, mas que sabe reconhecer seu erro e que se esforça para ser melhor todos os dias, por eles e por ela mesma. Uma mãe que apesar dos seus milhares de defeitos, educa-os de forma a aprenderem que todos os dias temos a oportunidade de mudar.

Não, eu não sou mãe maravilha, apesar de amar dar e ganhar beijos e abraços, já os neguei em um momento de irritação e estresse. Quando estou assim, percebo que o melhor a fazer é me afastar, pois quando reajo automaticamente sem pensar, as chances da bronca ser maior do que deveria ser é muito grande, e ao invés dela ser educativa, deixa feridas que demoram a cicatrizar.

Apesar de ser cabeleireira, manicure, costureira, professora, cozinheira, doméstica, psicóloga e demais papéis que uma mãe desempenha para seus filhos, não sou mãe maravilha, pois tem hora que não consigo continuar e preciso puxar o freio de mão. Ao estabelecer prioridades vem junto renúncia, compreensão e empatia, só vou conseguir que meus filhos saibam o significado dessas palavras, caso eu as pratique de forma natural e amável.

Não, eu não sou mãe maravilha, por mais que eu queira saber de tudo, saber sempre como agir, por vezes não sei o que fazer. Já fiz terapia para encontrar respostas. Soluções procuro-as nos livros, nem sempre as encontro, aí uso meu instinto materno, sempre funciona? Infelizmente não, mas quando agimos com amor, no fim tudo dá certo.

Meus filhos estão crescendo e estão vendo que apesar da mãe deles possuir alguns poderes como a força para carregar os filhos, bolsa e sacolas tudo ao mesmo tempo; o olhar que consegue detectar a distância que tem algo de errado com eles; a agilidade para salvá-lo antes de cair, tirá-los do perigo; a coragem para enfrentar o que for necessário para protegê-los; meu maior poder é de acalmar com um abraço e curar com um beijo.

Sou uma mãe em construção, já mudei muito ao desempenhar esse papel, sei que há ainda muito a fazer, sem fórmulas e nem regras rígidas, vou seguindo, um dia de cada vez, descobrindo todos os dias o que é ser mãe, aprendendo mais do que ensinando.

Meus filhos estão dizendo através de suas atitudes que eles não querem uma heroína, e sim somente uma mãe. Uma mãe que sente no chão para brincar, que pinte, que assista desenhos e filmes com eles (por mais que seja a milésima vez que eles assistam o mesmo filme), que esteja totalmente presente, de corpo e alma. Enfim, uma mãe humana, que seja simplesmente mãe .

4 comentários em “Mãe maravilha

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s