Uma manhã triste

Não podemos ficar tristes, temos sempre que ter um sorriso no rosto, ser alegres,  confiantes, otimistas, positivos o tempo todo, sentir dor emocional é inaceitável. Caso resolvemos externalizar a nossa tristeza então, sempre tem aquele para nos criticar, para dizer que estamos sendo fracos, dramáticos e que queremos chamar atenção.

Mas a realidade não é bem assim, ter momentos de infelicidade todo mundo tem, às vezes sentimos angústia, medo ou outros sentimentos negativos, que são passageiros, como eles vêm, vão embora e não definem quem somos.

Assim também acontece com os outros sentimentos, não somos felizes o tempo todo, os sentimentos são sazonais, o que temos que ficar atentos é sobre qual sentimento tem sido predominante.

Queremos ter solução para tudo, solucionar não só a nossa, mas também a dor e tristeza do outro dizendo para não ficar triste, sendo que a solução na maioria das vezes é apenas ouvir e ser ouvido sem julgamento, respirar fundo, acalmar o coração, aí se houver algo a ser feito encontrar ou ajudar o outro a encontrar a solução.

É muito duro quando apontam o dedo na nossa cara como se não tivéssemos o direito de ter determinados sentimentos, isso só faz com que nos sentimos mal em relação a situação. Pensamento negativo não pode, sentir dor também não, você tem que sempre estar feliz, caso contrário há algo errado com você.

Tudo bem ficar triste de vez em quando, chorar, deixar as lágrimas lavarem a alma, após isso deixar que a tristeza vá embora, sacudir a poeira, aprender com o ocorrido e seguir em frente.

Segunda feira chorei muito. Mariana amanheceu com  o olho esquerdo grudado (já havia dois dias que estava com remela no olho), apesar da situação ser esperada fiquei arrasada. Não fazia quinze dias que ela tinha tido uma virose, além disso já tinha tomado antibiótico por duas vezes nesse ano, fora as varias gripes que ela já teve.

Sim, eu sei que primeiro ano escolar é assim mesmo (sei por experiência própria), a criança fica debilitada até criar imunidade. Mas eu senti, não queria vê-la novamente tendo que ficar em casa por causa da saúde, queria ela bem e saudável. Sim, sei que conjuntivite não é nada grave e que é só pingar o colírio corretamente que logo ela estará bem (Davi e Lu também já tiveram conjuntivite).

Meu coração estava triste, estava me sentindo sozinha e fragilizada com toda aquela situação e me permiti chorar, deixei que as lágrimas viessem com toda força e lavassem minha alma. Liguei para a Magda (minha irmã) aos prantos (acho que a assustei um pouco), mas para mim foi muito bom colocar para fora tudo que estava sentindo, só queria alguém para me ouvir e foi isso que ela fez.

A tarde quando voltei do médico com Mariana, tive um sentimento enorme de gratidão, gratidão por poder cuidar dos meus filhos, gratidão por poder dar assistência médica rápida a eles, gratidão pela saúde dos meus filhos, gratidão por ter sempre alguém com quem contar, gratidão por Deus está sempre comigo e com minha família, enfim a tristeza foi embora e a gratidão ocupou todo o espaço deixado por ela.

Sim, eu me permito ficar triste as vezes, me permito chorar também, me permito sentir, por mais que seja um sentimento negativo, depois eu o analiso, qual o motivo de ter sentido àquilo e se há algo a ser feito a respeito.

Só há uma maneira de se viver e é vivendo, é sentindo, não dá para ficar o tempo todo com uma máscara fingindo ser feliz as 24 horas do dia, tem dias que serão plenos de felicidade, mas também vai haver aqueles que a tristeza irá nos visitar, e nesses momentos não se condene, procure escutar o que está acontecendo e se achar necessário conversar com alguém, caso esteja difícil de deixar aquele sentimento negativo ir embora para que ela possa te ajudar a sair dessa.

4 comentários em “Uma manhã triste

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s