O ego é seu inimigo – Ryan Holiday

Quando comecei a ler esse livro “O ego é seu inimigo” de Ryan Holiday, senti necessidade de escrever um artigo a respeito que intitulei “Meu Ego”, fiquei super empolgada com ele, porém quando André começou a ler logo disse que não era eu que havia escrito o artigo, que não tinha nada a ver comigo, o meu ego que tinha escrito tudo àquilo. Eu não  acreditei que estava fazendo o contrário do que o livro pregava, estava deixando meu ego falar por mim.

Desde então, tenho refletido muito sobre o ego, o que tenho permitido o meu fazer. O quanto ele tem impedido que eu seja mais produtiva, tem feito com que eu pense que a minha forma de viver e de ver as situações é a mais correta, tem me induzido a acreditar que por eu ler muito já sei o bastante, tem feito eu perder tempo com a opinião alheia… Até que ponto minhas atitudes são minhas ou são induzidas por ele.

É engraçado como às vezes ficamos cegos em relação às nossas atitudes destrutivas, nos vangloriamos por nossos feitos e escolhas e acabamos esquecendo do que realmente importa. Nos enganamos, nos sabotamos, acreditando que assim seremos mais felizes. O ego nos impede de enxergar nossos erros, de aprender coisas novas ou de fazer novas conexões com o mundo.

Para o autor o ego é nosso grande inimigo que se apresenta na forma de arrogância, superioridade e na tendência de subestimar os outros. Muitas vezes procuramos culpados para algo que deu errado em nossa vida, não nos responsabilizamos pelo que aconteceu, sendo que cabe somente a nós lidar com a situação. Para o autor:

“Não importa se o que você está enfrentando seja ou não sua culpa, ou um problema só seu, porque, de um modo ou de outro, cabe a você lidar com isso.”

As comparações que temos o costume de fazer,  até de uma forma automática é uma grande armadilha criada pelo nosso ego. E isso pode acontecer ao acharmos que somos melhores ou piores que outra pessoa. Ocorre que, cada um tem sua história e não sabemos o que realmente está por trás da de cada um. As redes sociais têm sido o grande vilão nesse ponto, ela tem propagado uma verdadeira “cultura do ego”, onde se colocam todas as maravilhas da vida, que muitas vezes não condiz com a realidade, somente para obter milhares de seguidores e várias curtidas. Segundo Ryan:

“Não há nenhuma plateia para a qual se apresentar. Há apenas trabalho a ser feito e lições a serem aprendidas em tudo que nos cerca.”

Ao olharmos demasiadamente a grama do vizinho achando que a dele é mais verde que a nossa. A inveja pode se fazer presente em nossa vida, sendo ela fruto do ego nos impede de ver o quanto felizes já somos. O que realmente importa e a beleza da nossa vida. Ou nos achamos superiores, que já está bom onde estamos, que por termos uma vida tranquila, bem sucedida, estável e feliz que não precisamos nos dedicar a mais nada, esquecendo que tudo deve ser cultivado, para o autor:

“Não importa o que você tenha feito até agora, é melhor continuar sendo um aprendiz. Se não estiver mais aprendendo, você está morrendo.”

Toda vez que tentei escrever um artigo porque achava que tinha que publicar algo, estando mais preocupada em satisfazer o meu ego do que escrever algo verdadeiro não deu certo, sentia que não estava legal, mas mesmo assim pedia para André revisar e ele me alertava, é claro. O caminho para fugir do ego é agir com o coração, sendo verdadeiro e não se preocupando com o que outros vão pensar. Tenho aprendido com os livros que leio, já modifiquei muito minhas atitudes e sei que ainda há muito o que fazer. Mas sei que tenho um caminho longo a percorrer de muito aprendizado e o que o livro me ensinou é que tenho que tomar muito cuidado para não permitir que o ego domine minhas atitudes e fale por mim.

Compre Aqui: O Ego É Seu Inimigo. Como Dominar Seu Pior Adversário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s